top of page
  • Como é criada uma prótese ocular?
    Após a enucleação (remoção cirúrgica do olho), e o seu cirurgião considerar que a cavidade está pronta para receber a prótese ocular (aproximadamente de 3 a 6 semanas após a cirurgia), você deverá ser encaminhado a um protético, profissional especializado na produção de olhos artificiais personalizados. Na sua primeira consulta com o protético, o profissional irá fazer a avaliação e criação de uma prótese ocular com características semelhantes às do seu olho funcional.
  • Quando a prótese ocular precisa ser substituída?
    As próteses oculares devem ser substituídas em média de três a cinco anos, mas precisam ser polidas a cada seis meses pelo protético. Em alguns casos, a substituição é feita antes, porque a cavidade pode mudar de formato ao longo do tempo, então, será preciso novos ajustes e adaptações podem ser necessários com o passar do tempo.
  • Todas as próteses, também chamadas de olhos de vidro, são feitos de vidro?"
    Não, pode ser feito de uma variedade de materiais que são compatíveis com os tecidos da cavidade ocular. O material mais usado é um polímero plástico acrílico chamado polimetil-metacrilato, e que é uma alternativa ao vidro, mais leve e resistente à quebra.
  • Uma prótese ocular pode se movimentar como um olho normal?
    Vai depender das técnicas cirúrgicas e da cavidade, mas o tamanho da pupila do olho de vidro, no entanto, é constante e não se altera em resposta à iluminação ambiental.
  • Quais os tipos de próteses oculares?
    Prótese ocular tipo cheia, e é a prótese mais utilizada, normalmente ela preenche diferenças mais acentuadas do globo ocular, lente semi escleral e lente escleral.
  • Como tirar a prótese do olho?
    Para remoção, encoste levemente a ponta da ventosa na prótese, exercendo uma leve pressão para que a ventosa fixe na prótese e retire-o com cuidado. Para soltar da ventosa, segure a prótese e arraste a ventosa para a lateral, eliminando a sucção da mesma. No momento da consulta e confecção da prótese, o protético deverá orientar como fazer a remoção.
  • Para que serve a prótese ocular?
    As próteses ajudam o paciente nas questões estéticas, psicológicas, e na manutenção da estrutura ocular, porque a ausência do globo ocular causa atrofia da pálpebra, deixando o olho cada vez mais fechado e com o uso da prótese faz com que os músculos da pálpebra consigam piscar normalmente.
  • Prótese ocular em crianças: quais são as indicações?
    A prótese ocular infantil tem o intuito estético de harmonizar simetricamente os olhos e estimular o crescimento da órbita ocular, é recomendável adaptar a criança com a prótese, o mais cedo possível, conforme recomendação médica, pois, nesta fase o desenvolvimento da órbita ocular acontece intensamente. E para preservar a auto estima da criança.
bottom of page